Saiba as regras de craps

Quer aprender como jogar craps? Então veio ao sítio certo, para saber tudo sobre o jogo de craps nos casinos online. O primeiro passo para dominar este jogo de casino entusiasmante é conhecer as regras de craps. Fique connosco enquanto explicamos os termos de jogo e as posições da mesa de craps.

Regras de craps
Imagem de PortugalCasino.pt

O objetivo

O objetivo de craps é adivinhar quem será o vencedor – o casino ou o lançador dos dados de craps (o shooter). De acordo com as regras de craps, se for 7 ou 11, ganham as apostas Pass e a ronda termina. Caso a soma dos dados seja 2, 3 ou 12, ganham as apostas Don’t Pass e começa uma nova ronda. Se o resultado não for nenhum destes, a soma passa a ser designada por Point. As restantes apostas ficam disponíveis a partir do momento em que o Point é definido. 

A mesa de jogo

As regras de craps definem que a mesa de jogo deve estar dividida em diversas secções, cada uma correspondente a um tipo de aposta. A mesa de craps inclui ainda quatros membros do staff do casino – dois dealers, um dos quais é o stickperson, e um boxperson. Vejamos o que dizem as regras de craps acerca de cada uma destas funções.

Os dados

Os dados de craps são a principal ferramenta de jogo. No primeiro lançamento, o resultado da sua soma determina a progressão do jogo. Caso o resultado não se insira nas apostas Pass ou Don’t Pass, a ronda progride. 

O puck 

Esta ferramenta é usada para indicar aos jogadores se podem fazer apostas ou se a ronda está em andamento. Consiste num disco preto e branco com a palavra “ON” de um lado e a palavra “OFF” do outro. As regras de craps requerem virar o disco no início de cada ronda.

O stick

O stick é usado por um dos membros do staff do casino para recolher os dados e movê-los para o próximo jogador na mesa de craps.

O shooter

Este jogador é responsável por lançar os dados. A cada nova ronda é designado um novo shooter:

Boxperson

O boxperson é o membro do staff do casino responsável por supervisionar o jogo. É também responsável por recolher todas as apostas e trocar o dinheiro dos jogadores por fichas. É considerada a posição mais importante da mesa de craps e resolve quaisquer disputas relativamente às regras de craps.

Stickperson

De acordo com as regras de craps, a  função do stickerperson é colocar e remover as apostas dos jogadores nas respectivas secções da mesa de jogo. É também responsável por mover os dados na mesa. Nas mesas de craps tradicionais, o stickperson muda a cada 20 minutos por um dos restantes dealers.

Os dealers

Os dealers são responsáveis por fazer os pagamentos das apostas colocadas pelos jogadores. São supervisionados pelo boxman para garantir que todos os pagamentos de craps estão corretos e que seguem as regras de craps. A cada 20 minutos, um dos dealers é escolhido para desempenhar a função de stickman.

Noções básicas como jogar craps.

As 10 melhores apostas de Craps

Uma das partes mais importantes das regras de craps é saber o que significa cada um dos tipos de aposta disponíveis. Conheça as melhores apostas de craps que pode fazer e os seus pagamentos de craps nas secções seguintes.

1. Pass line

As apostas Pass são feitas antes do primeiro lançamento. Esta aposta ganha se a soma dos dados de craps for 7 ou 11 e perde caso o resultado seja 2, 3 ou 12. Caso o resultado não seja nenhum destes números, o jogo progride e é designado um Point. Se voltar a sair Point, a aposta Pass ganha.

2. Don’t Pass

Ao contrário das apostas Pass, as apostas Don’t Pass ganham em 2, 3 ou 12 e perdem se o resultado for 7 ou 11. Caso a soma dos dados não seja um destes números, a aposta Don’t Pass ganha no próximo 7 a sair.

3. Come

A aposta Come funciona como a aposta Pass, mas após o Point ter sido estabelecido. Ou seja, estará a apostar que sairá um Point antes de sair novamente um 7. Tem exatamente as mesmas odds e vantagem da casa que as apostas Pass.

4. Don’t Come

Por outro lado, as apostas Don’t Come correspondem às apostas Don’t Pass, mas após a definição do Point. Neste caso, estará a apostar que o 7 sairá antes do Point.

5. Field

As apostas Field podem ser feitas a qualquer momento da ronda. Para ganhar esta aposta, a soma dos dados deverá ser 2, 3, 4, 9, 10, 11 ou 12. São uma das apostas com as melhores odds de craps.

6. Place

Se conhece as regras de craps, saberá que as apostas Place são um pouco diferentes das restantes. Neste caso, a aposta ganha caso os números 4, 5, 6, 8, 9, ou 10 saiam antes do número 7.

7. Hardways

Para ganhar uma aposta Hardways, o número em ambos os dados deve ser equivalente, ou seja, 2-2, 3-3, 4-4, ou 5-5. Desta forma, os resultados de 4, 6, 8, ou 10 permitem ganhar a aposta. As combinações 1-1 e 6-6 não fazem parte das apostas Hardways porque correspondem aos números craps.

8. Proposições

As proposições são um tipo de aposta que segue eventos específicos. Como poderá ver nas regras de craps, existem diversas proposições, incluindo qualquer 7, qualquer craps, 2 ou 3, e as apostas Big Six e Big Eight. Vamos conhecê-las.

Qualquer 7

Esta aposta é uma das mais populares entre os jogadores de craps. O objetivo é que a combinação dos dados na próxima rodada seja 7. É uma das apostas com as menores odds de craps.

Qualquer Craps

Contrariamente à maioria das apostas das regras de craps, esta aplica-se apenas a um único lançamento. A aposta ganha se o resultado do lançamento for 2, 3 ou 12.

2 ou 12

O 2 e o 12 são os números mais difíceis de acertar em craps. Isto é porque o seu resultado advém apenas de uma combinação: 1-1 ou 6-6. Esta aposta determina que o próximo valor dos dados será um destes números.

3 ou 11

Para ganhar esta aposta, a soma dos dados deve ser 3 ou 11. A vantagem desta aposta é que o valor mínimo é mais baixo que as apostas Horn, apesar de serem semelhantes.

Apostas Horn

A aposta Horn é semelhante à 3 ou 11, mas com uma principal diferença – os números 2 e 12 também são premiados. As regras de craps determinam que o pagamento é 15:1 para 3 ou 11 e 30:1 para 2 ou 12.

Big six e big eight

A simplicidade deste tipo de aposta torna-a uma das mais populares. Para ganhar, os números 6 ou 8 deverão sair antes do 7. Caso isto não aconteça, perderá a sua aposta.

9. Odds livres

As odds livres são uma das melhores apostas de craps porque a casa não tem qualquer vantagem sobre os jogadores. No entanto, possui uma desvantagem – só pode ser colocada em conjunto com outras apostas.

10. Apostas compradas

De acordo com as regras de craps, este tipo de aposta envolve “comprar” um determinado número. Ou seja, terá que apostar sempre no mesmo número até que o jogo mude de shooter. É importante referir que não pode apostar no número 7.

Odds e pagamentos de craps

As regras de craps indicam que cada aposta tem pagamento diferente, que varia de 1:1 a 30:1. Quanto mais arriscada a aposta, maior será o seu pagamento. Por exemplo, a aposta 2 ou 12 paga 30 vezes o valor apostado, mas, em contrapartida, tem uma das maiores vantagens da casa. Pode sempre verificar as estratégias de craps para mais informações.

Veja a tabela para saber mais:

ApostaPagamentoOddsVantagem da casa
Pass1:149,3%1,41%
Don’t Pass1:149,3%1,41%
Field1:144,4%5,5%
Place (4 ou 10)9:533,3%6,7%
Place (5 ou 9)7:540%4%
Place (6 ou 8)7:645,5%1,52%
Hardway (6 ou 8)9:19,1%9,09%
Hardway (4 ou 10)7:111,1%11,1%
Qualquer 74:116,7%16,9%
Qualquer craps7:111,1%11,1%
2 ou 1230:12,8%13,9%
3 ou 1115:15,6%11,1%

Vantagem da casa no Craps

A vantagem da casa indica a percentagem de lucro do casino face às apostas feitas pelos jogadores. No caso deste jogo, varia entre 1,41% e 16,9%. As apostas com pagamentos mais próximos das odds reais terão uma vantagem da casa de craps mais baixa.

Como jogar Craps – Funcionamento de uma ronda

Uma das melhores formas de compreender as regras de craps é através da análise do funcionamento de uma ronda. Vejamos os passos de um jogo de craps:

  1. Lançamento inicial

Os jogadores fazem as suas apostas antes do primeiro lançamento dos dados. Uma vez terminado, o shooter lança os dados e o jogo progride dependendo do resultado da soma.

  1. Apostas adicionais

Nesta fase, os jogadores já podem fazer as restantes apostas. O shooter lança novamente os dados até que saia o número 7. Quando isto acontecer, a ronda termina.

  1. Final da ronda

O stickperson recolhe os dados e move-os para o shooter seguinte. Os restantes jogadores decidem se querem continuar no jogo ou sair.

Conclusão

O craps é um dos jogos mais entusiasmantes que se pode jogar num casino. Apesar da sua aparente complexidade, as regras de craps são fáceis de aprender. O importante é ter noção das apostas mais vantajosas e conhecer detalhadamente as odds e os pagamentos de cada uma. Aprender como jogar craps poderá melhorar a forma como joga e potencialmente obter melhores resultados.

Perguntas frequentes

A taxa RTP deste jogo varia entre 83,1% e 98,59%, dependendo da sua aposta.
A aposta 2 ou 12, que paga 30:1.
A vantagem da casa de craps para as apostas Pass e Don’t Pass é 1,41%.
O craps é um jogo social com milhões de fãs por todo o mundo. É uma excelente forma de se divertir enquanto convive com outros jogadores. No entanto, lembre-se que aprender as regras de craps é fulcral para garantir uma boa experiência.
Escritoras
Vera Guiomar
Analista de casino
Vera é a responsável pela redação do sítio PortugalCasino.pt em Portugal. A Vera procura garantir que está sempre a par do que há de novo com as suas publicações sobre provedores, jogos e casinos. Ela quer ajudar os leitores portugueses a obter novos conhecimentos e aplicá-los enquanto jogam no casino para otimizar o seu tempo e dinheiro com responsabilidade. Ela gosta e orgulha-se de redigir e analisar os últimos lançamentos de provedores, casinos e jogos no mercado português. E de fazer crescer a comunidade ao lançar textos e guias de jogos transparentes e relevantes para os leitores.

Os casinos serão eliminados.

Tem a certeza?